Praça Paineira do Campo



A história da nossa Praça!

Visão e Ação mudando a realidade...




Em abril deste ano, a Associação Portal de Santana comemorou um "gol de placa": foram iniciadas as obras da praça no lugar da Rua Paineira do Campo em conjunto com um projeto de revitalização e requalificação urbana da região de Santana de Baixo. 

A construção desse equipamento público será uma opção de qualidade de vida principalmente para crianças, adolescentes e idosos, sejam moradores, comerciantes, gente que trabalha ou simplesmente passa pelo local, que é a principal “porta de entrada” da nossa Zona Norte.
A antiga rua foi interditada para o tráfego de veículos há cerca de 2 anos e passou a receber descartes de entulho, veículos abandonados, estacionamento irregular de ônibus e caminhões e concentração de moradores de rua. Isto aumentou a insegurança local e trouxe riscos à saúde pública.
Obtivemos a resposta oficial do CET que este trecho não mais seria reaberto ao tráfego de veículos no sentido bairro-centro,  e surgiu então a idéia de transformarmos este trecho de rua em praça.
Articulamos os principais atores sociais do entorno – incluindo diretores de equipamentos públicos estratégicos como o Pronto Socorro Municipal de Santana e o Colégio Derville Alegretti, realizamos várias reuniões para buscarmos os consensos e protocolamos em 20 de julho do ano passado um ofício ao então subprefeito – o Sr. Sérgio Teixeira (TID 7859210).
Passamos a “levantar esta bandeira” em reuniões da RSZN e da sua SEE, CADESst, Termo de Compensação Ambiental das Marginais, vistorias do prefeito e subprefeito na região, e também na imprensa. Conseguimos matérias em veículos como Jornal da Tarde, Revista ZN, Portal ZN na Linha, e até entrevistas na Rádio Mundial.
Trouxemos o pessoal do Centro de Referência do Idoso – CRI Mandaqui - para conversar com nossos moradores da 3ª. Idade, e já estamos buscando conseguir a implantação de equipamentos de ginástica voltados a eles, tirando-os do sedentarismo e melhorando sua saúde, disposição e vontade de viver.

A permeabilização do solo contribui para diminuir o risco de enchentes, e o verde vai melhorar o ar que respiramos e embelezar a região. A iluminação e a Base Fixa da GCM trarão segurança. Equipamentos de ginástica e pista de cooper (incluindo para idosos) a saúde. Um coreto/anfiteatro ao ar livre - o os grafites que queremos nos muros (tendo como eixo temático a história de Santana), a cultura. 

Estamos conseguindo “virar este jogo”, e o que era asfalto, sujeira e violência está se tornando um espaço para plantas, flores, lazer, saúde, cultura e convivência.
Hoje, como dizem os moradores da local, a Praça é nossa!

E isto é só o começo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário